
No sertão do Pajeu, Interior de Pernambuco, não existe época ,mais propícia para se fazer festa, se bem que festa por aquelas bandas é o que não falta, pois como diz o poeta "o nordestino é antes de tudo um forte", e assim sendo quando chega o mes de junho a festa é maior, mesmo não tendo sido boa a colheita, o sertanejo se veste de sua melhor roupa e cai no forró, e as cidades, ruas e praças se enfeitam para viver os festejos juninos,reverenciando os santos padroeiros, são ´Pedro, são joão e santo antonio....E em tabira não é diferente eis sua praça enfeitada, para receber os visitantes e comemorar com sua gente os festejos dos santos.

As praças, são os locais de encontro dos filhos saudosos que nesta época do ano retornam, muitos deles e delas com muitos anos de saudade, e um mundo de historia pra contar.

É nesta época do ano que acontecem os tão esperados casamentos, que não são casamentos matutos, (mas como muito respeito, a esta gente sertaneja e com o orgulho de também ser um sertanejo) são verdadeiros csamentos de Matutos, uma verdadeira cerimônia digna de ser assistida de camarote......... Esta é uma cena de entrada da noiva numa tarde de sábado na Cidade de Tabira... uma delicia de se ver....Eita Terrinha brejeira boa de se viver........